• Inês Monteiro Vasques

Dicas para um sono saudável

Está compreendido que o sono é essencial para nossa saúde física e mental. Mas, apesar de sua importância, uma percentagem preocupante de pessoas se vê regularmente privada de sono de qualidade e fica sonolenta durante o dia.


Embora haja uma ampla variedade de causas e tipos de problemas de sono, o consenso de especialistas aponta para um conjunto de medidas concretas que promovem um sono mais relaxante. Organizações como o CDC1 , National Institutes of Health, National Institute on Aging e a American Academy of Family Physicians apontam para as mesmas dicas fundamentais para obter um descanso melhor.


Para a maioria das pessoas implementar esta estratégia pode tornar-se exaustivo. No entanto, é importante perceber que não é tudo ou nada; é possível começar com pequenas mudanças e progredir em direção a hábitos de sono mais saudáveis, também conhecidos como higiene do sono.


Para tornar essas melhorias na higiene do sono mais acessíveis, partilhamos algumas dicas para a criação de um quarto que facilita o adormecer, permanecer a dormir ou acordar de bom humor.


CRIAR UM QUARTO QUE PROMOVE UM BOM SONO



Uma dica essencial para ajudar a adormecer de forma rápida e fácil é tornar o quarto um local de conforto e de relaxamento. Embora possa parecer óbvio, muitas vezes é esquecido, contribuindo para as dificuldades em conseguir dormir e dormir a noite toda.


Ao projetar o ambiente de sono, concentre-se em maximizar o conforto e minimizar distrações, incluindo estas dicas:


  1. Use um colchão e almofada de alto desempenho: um colchão de qualidade é vital para garantir que esteja confortável o suficiente para relaxar. Garantido também, juntamente com a almofada, que a coluna receba o suporte adequado para evitar dores e sofrimentos;

  2. Escolha uma roupa de cama com qualidade: a roupa de cama desempenha um papel importante em ajudar a tornar a nossa cama convidativa. Opte por roupas de cama confortáveis ​​ao toque e que ajudem a manter uma temperatura confortável durante a noite. Através do blanky poderá usufruir dos benefícios do clássico 100% algodão como, a capacidade de adaptar à temperatura interna do nosso corpo, é extremamente macio e confortável e tem a vantagem de ser um tecido hipoalergénico que não acumula ácaros ou poeiras, facilitando a higienização e evitando irritações.

  3. Evite a interrupção da luz: O excesso de exposição à luz pode prejudicar o sono e o ritmo circadiano (período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos). Cortinas opacas nas janelas ou uma venda de dormir para cobrir os olhos podem bloquear a luz e impedir que interfira no seu descanso;

  4. Promova a paz e o silêncio: Não ter nenhum ruído a perturbar é uma parte importante na construção de um quarto para um sono reparador. Se não conseguir eliminar as fontes de ruído próximas, considere abafá-las com ouro som, por exemplo uma música relaxante. Tampões de ouvido são outra opção para evitar o som;

  5. Mantenha uma temperatura agradável: A temperatura do quarto pode variar com base no indivíduo, mas a maioria das pesquisas descreve que dormir num quarto mais frio, com temperatura em torno dos 18 graus Celsius, é a melhor opção;

  6. Aromas Agradáveis: um aroma leve e calmante pode ajudar a facilitar o sono. Óleos essenciais com aromas naturais, como lavanda, podem fornecer um cheiro suave e fresco no quarto.



Escrito por Dr. Abhinav Singh, Médico do Sono

86 visualizações0 comentário